Com empresa consolidada e décadas de atuação na construção civil, professor universitário tentou usar diploma falso para se registrar no CREA.
01/07/2025 20:30
Jucimar Gomes de Souza. O empresário e professor universitário comprou um diploma falso de Engenharia Civil para obter registro no CREA-RN.
O conteúdo aqui exposto é resultado direto do esforço investigativo autônomo de O Verificador. Nossa equipe atua de forma independente, infiltrando-se em redes criminosas, forçando acessos estratégicos, sequestrando contas de WhatsApp e assumindo servidores utilizados por criminosos.
Foi a partir da primeira publicação da série, no dia 10 de junho de 2025, que uma operação de escala nacional da Polícia Federal foi deflagrada já no dia seguinte, em 11 de junho, confirmando o impacto e a veracidade dos fatos levantados por nossa redação.
Desde então, publicamos semanalmente novos capítulos desta série, sempre baseados em provas digitais, transações bancárias, documentos internos e capturas diretas de comunicações criminosas.
Graças às denúncias publicadas por O Verificador, o caso do falso médico Fernando Henrique Dardis ganhou repercussão nacional. Ele foi preso após o início de nossas investigações e posteriormente exposto em reportagens especiais do programa Fantástico, da TV Globo, veiculadas nos dias 23 e 30 de junho.
Dardis atuava com diploma forjado, foi responsável pela morte de uma paciente e tentou forjar a própria morte para escapar da Justiça. O documento falso de óbito chegou a ser registrado em cartório. Toda a fraude foi desmascarada por nós — com rastreamento de sites, domínios, servidores e documentos adulterados usados por ele.
A matéria que você leu faz parte desse mesmo esforço. O falso engenheiro civil Jucimar Gomes comprou diploma por WhatsApp e quase obteve o registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte. O Verificador localizou, confirmou e cruzou todos os dados aqui apresentados. Nossos assinantes poderão acessar as imagens dos diplomas, áudios trocados entre os participantes do esquema e todos os demais documentos que obtivemos durante a apuração.
O Verificador não é um portal convencional. É uma estrutura estratégica, integrada por jornalistas, programadores, delatores e servidores anônimos comprometidos com a verdade. Atuamos com tecnologia, vigilância e planejamento. Nossos alvos estão sendo rastreados. Os próximos nomes — inclusive políticos — serão divulgados oportunamente.
O que ele fez destrói a confiança no diploma de qualquer um.
Conheço de vista. Jamais imaginei que ele fosse capaz disso.
É traição à própria cidade que o respeitava como empresário sério.
Decepção profunda. Conheci como professor. Sinto vergonha.
Isso não é erro, é escolha fria, planejada e criminosa.
Desmoraliza o CREA, a engenharia e o ensino. Tudo por vaidade.
Quantos outros empresários estão agindo igual, mas ainda não foram expostos?
Virou moda comprar diploma e esperar que ninguém descubra.
Se até quem já venceu na vida precisa burlar regra, o que sobra pra gente?
Vi esse nome na placa de obra aqui. Isso é grave demais.
Decepcionante. Sempre achei que ele era exemplo aqui em Mossoró.
Esse tipo de caso destrói a credibilidade de todo o setor da engenharia.
Gente assim é mais perigosa do que bandido declarado.
Comprar diploma é corrupção pessoal. E ainda tinha coragem de dar aula.
Esse golpe é mais sujo por vir de quem deveria ser exemplo de integridade.
Enquanto isso, quem estuda sério sofre pra arrumar estágio.
Inaceitável que alguém com dinheiro e prestígio opte por atalho criminoso.
Não é só crime, é traição ética contra todos que estudaram de verdade.
É muito mais do que falsidade ideológica. É dolo consciente para obter vantagem.
Não é possível que alguém com tanto nome precise disso. Lamentável.
Alguns comentários ofensivos foram ocultados. Entre para ver todos.
Faça login para comentar.